domingo, 24 de fevereiro de 2013

ProUni 2013: Ainda há vagas. Inscrições 24 e 25/02 (hoje e amanhã).


Obs: Apenas candidatos inscritos na primeira etapa podem manifestar interesse. Confira:.
Os candidatos não selecionados para bolsas em faculdades particulares nas duas primeiras chamadas do Programa Universidade para Todos (Prouni) podem manifestar interesse na lista de espera diretamente nas instituições de ensino entre este domingo (24) e a segunda-feira (25). A primeira convocação da lista de espera será divulgada no dia 28.
Entenda: O que é Prouni?
Também podem se candidatar as vagas remanescentes candidatos que foram pré-selecionados em sua segunda opção de curso ou aqueles convocados para graduações em que não houve formação de turma.
O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.
As bolsas aumentaram em relação ao número oferecido no segundo semestre de 2012, quando foram ofertadas 90.311 bolsas - 72.018 a menos que este ano. Em relação ao primeiro semestre de 2012, houve redução - foram oferecidas no período 195.030 bolsas, 32.701 a mais que neste ano.
Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa
.
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Quatro tendências de alfabetização depois das tecnologias


A introdução de diferentes ferramentas também muda rotinas de aprendizado


Fonte: IG: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-02-23/quatro-tendencias-de-alfabetizacao-depois-das-tecnologias.html

Com a disseminação de tablets e smartphones na educação, inclusive nas séries mais básicas, o número de games, apps e softwares que ajudam na alfabetização das crianças está aumentando rapidamente. Esses programinhas, cada vez mais interativos, animados e sofisticados, têm desempenhado importante papel não apenas no momento de ensinar as primeiras palavras, mas também no segundo passo, o de aumentar as habilidades das crianças em escrita e leitura.
A Edweek, revista norte-americana especializada em educação, reuniu quatro tendências que têm acompanhado a alfabetização nos dias de hoje e deu exemplos de ferramentas que comprovam cada uma das tendências. O Porvir também elencou iniciativas brasileiras. Confira:
1 - Interação
Percebida, crescentemente, a partir de jogos e opções multimídia em livros digitais. As editoras têm feito grandes avanços na incorporação de mídias interativas em livros eletrônicos para os alunos de todas as idades. Um novo estudo da Campaign for Grade-Level Reading – um esforço colaborativo de organizações sem fins lucrativos, fundações e educadores do governo norte-americano para aumentar o número de estudantes de baixa renda que leem no nível adequado para a sua idade – descobriu, a partir da análise de 137 livros digitais disponíveis no iTunes, que quase 95% possuíam áudios com narração.
Um quarto permitia que os estudantes gravassem sua própria voz e quase metade destacava as palavras enquanto as histórias eram lidas, permitindo que os alunos acompanhassem a leitura. Cerca de 65% tinham jogos e atividades interativas. No Brasil, apesar de a indústria de e-books ainda estar engatinhando, as grandes editoras já entraram de cabeça nesse mercado.
2 - Ambientes personalizados
Jogos, apps e softwares que detectam o nível das habilidades dos alunos estão se tornando cada vez mais comuns. A Edweek cita os exemplos da Lexia Learning’s Reading Core5 e o Journeys Common Core Assessment App, ambos são ambientes virtuais de aprendizagem interativos voltados para o currículo norte-americano.
No Brasil, especificamente para a alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação do Rio desenvolveu uma plataforma chamada Pé de Vento , da qual já falamos aqui. Nesse ambiente de aprendizagem, as crianças começam seu letramento em uma aventura gamificada. Para avançar de fase, os alunos precisam completar as tarefas. O Ludo Primeiros Passos também é um exemplo de game para alfabetização que se baseia na interação para estimular as crianças. On-line e gratuito, o jogo ensina a associar os sons a imagens. Conforme eles vão avançando e a dificuldade vai aumentando, eles precisam reconhecer sílabas ou completar palavras.
3 - Criação de histórias
Usando gravações de voz, animações e galeria de fotos e desenhos, muitos apps permitem que os estudantes criem e contem suas próprias histórias em formatos digitais. Aplicativos como o Toontastic, criado pela Faculdade de Educação de Stanford e pelo Zeum, museu infantil em São Francisco, permite que alunos escolham um conjunto de diferentes cenas para criar uma história com pitadas de conflito, desafio, um clímax e a solução do problema. Já o aplicativo PlayTime Theater, criado por uma empresa chamada Make Believe Worlds, permite que os alunos ciem um show de marionetes virtuais e suas vozes servem como narradores de diálogo. O aplicativo grava o show, para que ele possa ser guardado e reproduzido.
4 - Envolvimento dos pais
Pesquisas têm mostrado que o envolvimento dos pais com as crianças em momentos de leitura pode aumentar a quantidade de informação que a criança absorve tanto de livros tradicionais quanto dos eletrônicos ou outra mídia digital. Ferramentas têm aumentado esses momentos de conexão entre pais e filhos em várias formas, como o Pocket Literacy Coach, que envia mensagens com ideias de atividades envolvendo leitura para o celular dos pais.
Já o Wonderopolis é um site criado pela National Center for Family Literacy, uma organização que se dedica a melhorar a leitura nas famílias. No site, a sessão “Wonders of the Day” foi desenhada para estimular a criatividade e a colaboração entre pais e filhos, além de aumentar o vocabulário da criança.
Algumas ferramentas têm tentado promover momentos de leitura conjunta entre pais e filhos, mesmo que eles estejam distantes fisicamente. É o caso da Story Before Bed, um site que permite que pais, avós, tios ou professores gravem sua voz enquanto leem um livro digital. Depois, eles podem enviar esse arquivo para qualquer criança e o aúdio pode ser usado em tablets ou outros dispositivos móveis.

Projeto Gente: modernização "na" ou "da" escola? Tecnologias na educação em escola do Rio

O projeto 'Gente' deve chegar a 125 escolas em 2016 

Fonte: Jornal do Brasil http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/02/23/nova-metodologia-de-ensino-com-base-na-tecnologia-comeca-no-rio/

Uma nova metodologia de ensino que utiliza amplamente os novos meios tecnológicos está nascendo na cidade do Rio de Janeiro. Os 180 alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal André Urani, na favela da Rocinha, Zona Sul do Rio, já estão integrados ao Projeto Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, o Gente. Com isso, esses jovens são os pioneiros da iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que, além de tirar da escola velhas práticas da educação tradicional, como a utilização de quadros negros e giz, dá autonomia ao aluno para decidir o ritmo de seu próprio aprendizado.
De acordo com o subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da SME e idealizador do projeto Gente, Rafael Parente, a iniciativa representa uma resposta ao sistema de aprendizagem vigente na maioria das escolas, que segundo ele é “falido”.
LEIA MAIS CLICANDO EM CONTINUAÇÃO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Grupo do Facebook para professores do NEJA Metro I

Exclusivo para professores da rede estadual, o grupo do FacebookProfessores NEJA/SEEDUC Metro I foi criado para servir de espaço de interação entre os professores que estão ou irão participar do curso de formação continuada e do Nova Eja - NEJA- da Metro I (aberto para professores de outras metros também). Se você é professor da rede, clique no link acima ou na imagem abaixo e solicite já seu adicionamento. Sua participação é fundamental para um melhor trabalho e enfrentamento das dificuldades encontradas no cotidiano docente.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Nova Eja (NEJA) Calendário Formação Continuada a Distância 2013

Confira abaixo o calendário do Curso de Formação Continuada Nova Eja SEEDUC 2013


semana 1 semana 2
23/02 a 26/02 27/02 a 05/03
   
Fórum de Apresentação
Etapa 2: Implementação
Fórum Implementação Unidade 1
Tarefa Plano de Trabalho da Unidade 1
  Etapa 1: Planejamento
  Fórum Temático Unidade 2
semana 3 semana 4
06/03 a 12/03 13/03 a 19/03
   
Fale com seu Tutor  / Café Virtual
Etapa 3: Avaliação  
Fórum de Avaliação Unidade 1  
   
Etapa 2: Implementação  
Fórum Implementação Unidade 2  
Tarefa Plano de Trabalho da Unidade 2
  Etapa 1: Planejamento
  Fórum Temático Unidade 3

semana 5 semana 6
20/03 a 28/03 29/03 a 31/03 01/04 a 08/04
  Semana Santa  
     
 


 
Etapa 3: Avaliação  
Fórum de Avaliação Unidade 2  
   
Etapa 2: Implementação
Fórum Implementação Unidade 3
Tarefa Plano de Trabalho da Unidade 3
  Etapa 1: Planejamento
  Fórum Temático Unidade 4
     
semana 9
21/04 a 23/04 24/04 a 30/04
Tiradentes e São Jorge  
 



 
Etapa 3: Avaliação  
Fórum de Avaliação Unidade 4  
   
Etapa 2: Implementação
Fórum Implementação Unidade 5
Tarefa Plano de Trabalho da Unidade 6  
semana 1
   
 

 
Etapa 3: Avaliação
Fórum de Avaliação Unidade 5
   

Plano de Carreira da Educação: Seropédica

Os candidatos ao concurso da Secretaria de Educação do município de Seropédica podem conferir o plano de carreira do magistério e dos demais profissionais da educação da cidade.
Vou postar aqui apenas algumas informações primordiais do documento e abaixo segue o link com o documento completo.

LEI N° 316/05

Art. 2°- Fica instituído, na forma do art. 67 da Lei Federal n° 9.394, de 2 de dezembro de 1996 e do art. 9 da Lei Federal n° 9.424, de 24 de dezembro de 1996, o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Seropédica.

SEÇÃO II
DAS CARREIRAS DO MAGISTÉRIO
Art. 3°- O grupo do Magistério subdivide-se em Docência e Especialistas de Educação, sendo constituído de servidores de provimento efetivo nomeados para os cargos das seguintes carreiras:
I-DOCÊNCIA:
a) Professor DOC I;  b) Professor DOC II.

II-ESPECIALISTA DE EDUCAÇÃO:
a) Supervisor Educacional;  b) Orientador Educacional; c) Especialista de Educação; d) Coordenador Pedagógico

§ 1°- Integram a Categoria de Professor DOC I, os servidores aprovados em concurso  público  de  provas  ou  de  provas  e  títulos  e  os  estáveis  pela Constituição Federal e nomeados para o cargo de professor com habilitação especifica em Curso de Licenciatura Plena (Curso Superior) e exerçam suas atividades  profissionais  especificamente  de  5ª  a  8ª  séries  do  Ensino Fundamental e do Ciclo III (5ª e 6ª série) e do Ciclo IV (7ª e 8ª série) do Ensino Supletivo da Educação de Jovens e Adultos.
DOC I
NÍVEL A- Licenciatura Plena NÍVEL B- Pós-Graduação NÍVEL C- Mestrado NÍVEL D- Doutorado

§  2°- Integram a Categoria de Professor DOC II, servidores aprovados em concurso público de provas ou de provas e títulos estáveis pela Constituição Federal  e  nomeados  para  o  cargo  de  professor,  com  habilitação  de Formação  de  Professores  (antigo  normal)  que  exerçam  suas  atividades especificamente de Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental; ciclo I e II do Ensino Supletivo da Educação de Jovens e Adultos, e da Educação Especial.
DOC II
NÍVEL A- Prof°NÍVEL A- Prof° com Habilitação do Curso de Formação de Professores
NÍVEL B- Prof° com Cursos adicionais para Pré-escola e/ou Licenciatura curta
NÍVEL C- Licenciatura Plena
NÍVEL D- Pós-Graduação
NÍVEL E- Mestrado
NÍVEL F- Doutorado
§  3°- A  Categoria  de  Especialistas  de  Educação  é  integrada  pelos Supervisores  Educacionais,  Orientadores  Educacionais,  Coordenadores Pedagógicos e pelos Especialistas de Educação, aprovados em Concurso Público  de  provas  ou  provas  de  títulos  e  os  estáveis  pela  Constituição Federal  e  nomeados  para  estes  cargos  com  Habilitação  Especifica  de Licenciatura Plena (Curso de Pedagogia, Administração Escolar, Supervisão Educacional e Orientação Educacional) responsáveis pela coordenação do processo  da  organização  consideradas  funções  diretivas,  avaliação  do currículo escolar e pelas diretrizes Político-pedagógicas e Político-filosóficas da Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental.

SEÇÃO IV
DA PROGRESSÃO FUNCIONAL
Art.  7°- O Sistema de progressão para as carreiras dos Profissionais de Educação  obedecerá  aos  critérios de antiguidade e formação  (formação exclusiva do magistério).

§  1°- A  progressão  por  antiguidade  do  pessoal  dos  Profissionais  de ducação, será escalonada em níveis guardando entre os níveis percentuais de 10% (dez por cento) cumulativos.
§  2°- A  progressão  por  formação  (exclusivo  do  Magistério)  previsto  na Constituição Federal art. 206, inciso V, e na Lei de Diretrizes de nível de Educação – n°9394/96, art.67, inciso IV, será a mudança de nível de acordo com a formação e escalonadas em níveis correspondentes guardado entre si o percentual de 8% (oito por cento) cumulativos observando-se os seguintes critérios:

SEÇÃO V
DA REMUNERAÇÃO E DOS PROVENTOS
Art. 8°- A remuneração e os proventos de servidor constituir-se-ão de:
I- Vencimento base – observada sua classificação (antiguidade e formação) no Magistério;
II- VETADO

Art.  23°- Fica estabelecido a partir da vigência desta Lei que a data base para correções salariais anualmente ocorrerá em 12 de outubro, através da Lei Municipal n° 288/05 promulgada pela Câmara Municipal aplicando-se os mesmos dispositivos aos Cargos em Comissão ou unção de Confiança, através do Decreto do Chefe do Poder Executivo.

Veja mais em: http://www.aocp.com.br/concursos/arquivos/Lei_n_316_05.pdf?

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Asteroide de 45 metros vai passar bem perto da Terra Hoje (15 de fevereiro de 2013): Confira animação sobre a sua órbita


Um asteroide recém-descoberto, do tamanho aproximado de meio campo de futebol, vai passar na sexta-feira, 15, a uma distância da Terra nunca vista para um objeto desse porte, dando aos cientistas a rara oportunidade de fazer observações minuciosas sem lançar uma sonda.
A maior aproximação se dará às 17h24 (horário de Brasília), quando o asteroide passará a 27.520 quilômetros do planeta, (-7,5 vezes a distancia da Terra à Lua) deslocando-se a 13 quilômetros por segundo. Ele estará mais perto da Terra do que a órbita dos satélites de comunicações e de meteorologia.
Cientistas dizem não haver nenhuma chance de que o asteroide, chamado 2012 DA14, colida com a Terra, seja nesta semana ou num futuro previsível.
Atualmente, o DA14 acompanha a órbita da Terra ao redor do Sol, com duração de um ano, mas depois do encontro de sexta-feira ele irá mudar de rota, segundo o astrônomo Donald Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. 
(Veja as relações das órbitas da Terra (Earth) e do Asteroide  (2012 DA14) na animação computadorizada):
"A aproximação vai perturbar sua órbita, de modo que na verdade, em vez de ter um período orbital de um ano, ele irá perder um par de meses", disse Yeomans. "A Terra vai colocar esse aí numa órbita que é consideravelmente mais segura."
A ONG Associação de Dados Espaciais, que monitora potenciais colisões de satélites, analisou a trajetória prevista para o asteroide e concluiu que não haverá objetos de fabricação humana na sua rota.
Mesmo em áreas da Terra onde seja noite quando o asteroide passar, seu brilho é tênue demais para que possa ser visto sem telescópio ou binóculo. A Nasa deve fazer uma transmissão de meia hora por seu canal de TV e seu site, a partir de 17h (horário de Brasília), incluindo imagens quase em tempo real feitas em observatórios da Austrália - desde que as condições climáticas permitam.
A câmera espacial Slooh.com irá incorporar várias imagens ao vivo, inclusive a partir das ilhas Canárias (arquipélago espanhol na costa africana), numa transmissão pela Internet que começa à 0h de sábado (de Brasília).
Para os cientistas, o DA14 representa uma oportunidade rara, ainda que breve, para estudar um asteroide de perto. Além de tentar determinar quais minerais ele contém, o que teria um potencial interesse comercial além de científico, os astrônomos querem aprender mais sobre o ritmo de rotação do asteroide. A informação será útil para prever futuras visitas do DA14, e também para ajudar os engenheiros a desenvolver técnicas para neutralizar asteroides mais ameaçadores.
Fonte: http://atarde.uol.com.br/mundo/materias/1484594-asteroide-vai-passar-perto-da-terra-na-sexta-feira

Meteoro de 10 toneladas cai na Rússia: veja imagens e vídeos fantásticos.

Vários meteoritos foram encontrados em terra. Não há relação com o asteróide que passa nesta sexta-feira (hoje) perto da Terra.

MOSCOU - Cerca de mil pessoas ficaram feridas, entre elas 200 crianças, após a queda de um meteoro na região dos Montes Urais, na Rússia, nesta sexta-feira. Onze estão em estado grave e foram levadas a centros médicos locais, segundo agências internacionais. A rocha, estimada em 10 toneladas, entrou na atmosfera e começou a se desfazer. Parte dela atingiu um lago na pequena cidade de Chebarkul, causando pânico entre moradores de todos os arredores. A onda de choque causada pelo fenômeno destruiu janelas e balançou prédios, enquanto equipes de resgate foram deslocadas para socorrer a população.

A Academia Russa de Ciências estimou que a rocha pesava cerca de 10 toneladas. Fontes da agência de notícias Russian TV afirmam que o governo russo teria interceptado a rocha, que se desintegrou e caiu em três cidades, mas nada foi confirmado oficialmente até o momento.


Testemunhas contam que avistaram uma bola de fogo no céu, seguida de um flash e luz e o barulho de uma grande explosão. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.

A Academia Russa de Ciências estimou que a rocha pesava cerca de 10 toneladas. Fontes da agência de notícias Russian TV afirmam que o governo russo teria interceptado a rocha, que se desintegrou e caiu em três cidades, mas nada foi confirmado oficialmente até o momento.
Testemunhas contam que avistaram uma bola de fogo no céu, seguida de um flash e luz e o barulho de uma grande explosão. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.

Uma "estrela cadente" mas mais perto
O investigador refere que ainda há poucas informações precisas sobre o que se passou. No entanto, adianta que tudo indica que se tratou de um meteoro com cerca de um metro que causou uma onda de choque quando entrou na atmosfera e se desfez. O que se terá passado na Rússia, simplifica Filipe Pires, é o resultado do que normalmente chamamos “estrela cadente” mas maior e mais perto. 
As estrelas cadentes que vemos a riscar o céu são como grãos de areia que passam a cerca de 80/90 quilómetros de altitude, explica. Esta teria cerca de um metro e entrou na atmosfera. Quando penetrou na parte mais densa da atmosfera, desfez-se e provocou as várias ondas de choque que vemos nas imagens de vídeo amador que estão a ser mostradas na Internet.


Asteroide passa hoje próximo a Terra
No fim da tarde desta sexta-feira, o asteroide 2012 DA14, uma rocha espacial com cerca de 50 metros de diâmetro, vai passar a apenas 22 mil quilômetros da superfície da Terra, a menor distância já registrada para um objeto do tipo. Autoridades chegaram a especular se a queda do meteoro na Rússia teria relação com o corpo celeste, mas cientistas afirmam que os dois fenômenos não estão relacionados.
Segundo a Nasa, não há nenhum risco de colisão do asteroide com o planeta nesta passagem nem no futuro próximo. Como a Terra orbita o Sol a uma velocidade média de cerca de 100 mil km/h, o 2012 DA14 vai “errar” o planeta por menos de 15 minutos.

Fontes: http://www.publico.pt/mundo/noticia/meteorito-caiu-na-russia-1584556

http://www.publico.pt/mundo/noticia/meteorito-caiu-na-russia-1584556

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Concurso Educação Seropédica Aberto: vários cargos até 14/02/2013

Ainda estão abertas as inscrições para o concurso da Secretaria de Educação de Seropédica-RJ, com vagas para o magistério (professores) e demais profissionais de apoio como inspetores de alunos, merendeiras, etc... 
Ainda dá tempo de se inscrever e vale a pena pois Seropédica é um dos poucos municípios que ainda não haviam aberto concursos (agora só falta Caxias na Reg Metropolitana).
Confira abaixo alguns links, relação de vagas, taxas, calendários, editais e demais informações sobre esse concurso obtidas no site www.cidadaniadoporto.com.br 
Boa sorte a todos os candidátos!


  • Consultar número de inscrição
  • Segunda via do boleto bancário
  • Formulário de Solicitação de Inscrição



  • Editais

    Tabela de Cargos / Cursos
    AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 114
    Vagas Portador de Deficiência : 6
    Salário : 678.00
    Carga Horária : 40 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Fundamental incompleto (até o 5° ano de escolaridade ou a antiga 4ª série/1º grau)
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 30.00
    INSPETOR DE ALUNOS - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 57
    Vagas Portador de Deficiência : 3
    Salário : 700.00
    Carga Horária : 40 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Médio Completo
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 50.00
    MERENDEIRA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 114
    Vagas Portador de Deficiência : 6
    Salário : 678.00
    Carga Horária : 40 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Fundamental incompleto (até o 5° ano de escolaridade ou a antiga 4ª série/1º grau)
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 30.00
    ORIENTADOR EDUCACIONAL - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 4
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 20 H SEMANAIS
    Requisitos : Licenciatura em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - ARTES - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 19
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior com Licenciatura em Artes OU Licenciatura em Economia Doméstica com especialização em Artes
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - CIÊNCIAS FÍSICAS E/OU BIOLÓGICAS OU AGRÍCOLA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 38
    Vagas Portador de Deficiência : 2
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Ciências Físicas e/ou Biológicas ou Agrícola
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - EDUCAÇÃO FÍSICA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 42
    Vagas Portador de Deficiência : 3
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Educação Física
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - FILOSOFIA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 19
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Filosofia OU Licenciatura em Pedagogia com especialização em Filosofia
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - GEOGRAFIA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 19
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Geografia
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - HISTÓRIA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 38
    Vagas Portador de Deficiência : 2
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em História
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - INGLÊS - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 19
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Letras/Inglês
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - LÍNGUA PORTUGUESA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 57
    Vagas Portador de Deficiência : 3
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - MATEMÁTICA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 33
    Vagas Portador de Deficiência : 2
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Matemática
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC I - MÚSICA - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 19
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 16 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Superior completo com Licenciatura em Música
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    PROFESSOR DOC II - EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5º ANO - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 142
    Vagas Portador de Deficiência : 8
    Salário : 1451.00
    Carga Horária : 40 H SEMANAIS
    Requisitos : Formação de Professores de nível Médio na Modalidade Normal OU Licenciatura em Pedagogia
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 50.00
    PROFESSOR DOC II - INTÉRPRETE DE LIBRAS - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 2
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1451.00
    Carga Horária : 40 H SEMANAIS
    Requisitos :
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 50.00
    SECRETÁRIO ESCOLAR - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 19
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1300.00
    Carga Horária : 40 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Médio completo + Curso de Secretário Escolar (com carga horária mínima de 360h) reconhecido pelo MEC
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 50.00
    SUPERVISOR EDUCACIONAL - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 7
    Vagas Portador de Deficiência : 1
    Salário : 1323.52
    Carga Horária : 20 H SEMANAIS
    Requisitos : Licenciatura em Pedagogia com especialização em Supervisão Educacional
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 70.00
    ZELADOR PATRIMONIAL - SEROPÉDICA - RJ
    Vagas : 47
    Vagas Portador de Deficiência : 3
    Salário : 700.00
    Carga Horária : 40 H SEMANAIS
    Requisitos : Ensino Médio Completo
    Experiência : NÃO EXIGIDA
    Observações :
    Taxa de Inscrição : 50.00
    CRONOGRAMA:

    Início dos pedidos de isenção
    a partir 17/01/2013 00:00:00
    Início das Inscrições
    a partir 17/01/2013 00:00:00 
    Data do Final
    até 14/02/2013 14:00:00
    Publicação Oficial do Extrato do Edital
    a partir 17/01/2013 00:00:00
    Prazo para o Envio do Laudo Médico aos portadores de necessidades especiais
    a partir 17/01/2013 00:00:00 
    Data do Final
    até 14/02/2013 00:00:00
    Término dos pedidos de isenção
    a partir 22/01/2013 00:00:00
    Homologação das Inscrições (Convocação para a prova escrita)
    a partir 15/02/2013 00:00:00
    Consulta do Local de Prova
    a partir 21/02/2013 00:00:00
    Aplicação das Provas Escritas
    a partir 10/03/2013 00:00:00

    terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

    Tecnologia ou Metodologia: bela animação sobre "modernização na ou da educação?"

    Excelente vídeo elaborado pelo Grupo de Trabalho Imagem e Conhecimento GTRIC da Universidade Presidente Antônio Carlos -UNIPAC sobre as novas tecnologias na educação.
    "Não basta entupir de recursos tecnológicos materiais se não houver metodologia de trabalho e projeto pedagógico"

    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

    Robô Curiosity faz primeira pefuração em Marte


    Robô "curiosidade" abre nova era de exploração em Marte. Pela primeira vez usou a sua broca para perfurar um buraco em uma rocha do planeta Marte para tomar uma amostra e analisar , anunciou sábado, 9 fev NASA.


    O robô, que pousou no planeta vermelho em agosto de 2012, usando a "broca ligado à extremidade de um braço robótico para perfurar uma rocha plana e veia e uma amostra a partir de dentro "diz agência espaço em um comunicado .
    "O robô mais avançado já construído agora é uma análise de laboratório pleno" , congratulou-se John Grunsfeld , um oficial da missão, disse no comunicado.Segundo ele, é "a conquista mais importante" desde a chegada do robô em Marte.
    SE A vida microbiana poderia existir
    Amostras de rochas, coletadas no buraco 1, 6 cm de diâmetro e 6,4 cm de profundidade, deve fornecer pistas sobre o ambiente marciano.
    NASA acredita que essas amostras de rochas, coletadas no buraco 1, 6 cm de diâmetro e 6,4 cm de profundidade, dar pistas para o meio ambiente uma vez que molhar existia na superfície marciana.
    Para ser capaz de executar a perfuração em Marte, a NASA diz que fizeram oito brocas e perfurados mais de 1.200 buracos em 20 tipos diferentes de rocha Terra SRU.
    Nos próximos dias, os controladores em terra irá transferir a amostra para o analisador depois de garantir que não tenha sido contaminado quando estava na Terra.
    A missão de dois anos deste robô de seis rodas, o mais sofisticado enviado a Marte, com 10 instrumentos científicos, é saber se a vida microbiana poderiaexistir no Planeta Vermelho.
    Fonte: Le Monde (Google Tradutor) 
    http://www.lemonde.fr/sciences/article/2013/02/10/curiosity-procede-a-un-premier-forage-du-sol-sur-mars_1829722_1650684.html

    sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

    SEEDUC /Nova Eja - NEJA (Parte 1 de 3): considerações inciciais.


    Intitulada de Nova Eja, a nova proposta do Ensino Médio na modalidade Educação para Jovens e Adultos – EJA – da Secretaria de Estado de Educação SEEDUC gerou muitas expectativas entre os professores da rede que atuam no período noturno e, também, muita polêmica. Desde o final do ano de letivo de 2012, quando chegaram ao ouvido dos professores (aliás, nem todos) pelos diretores de suas unidades, muitos questionamentos foram feitos e muitos debates foram travados a cerca dos benefícios e problemas que ocorreriam com a mudança. O Certo é que toda mudança no sistema de educação estadual é recebido com muita cautela ou mesmo rejeição por parte dos professores, sobretudo os mais antigos na rede. Não que seja pelo fato de eles não estarem dispostos às mudanças, mas sim pelo fato de que, historicamente, mudanças no sistema de educação estadual quase sempre são implementadas para prejudicar a classe dos professores, assim como os demais profissionais da educação pública, sobretudo nesses tempos de neoliberalismo. De fato, as mudanças ocorridas nas gestões mais recentes da SEEDUC, sob o governo de Sério Cabral Filho, objetivarem, quase sempre, o alcance de metas, números e índices em detrimento da qualidade da educação pública estadual e, no tocante ao trabalho do professor, atribuir cada vez mais funções (como o lançamento de notas online), cobrar mais qualificação, responsabilidade (e responsabilizá-los sempre pelos problemas encontrados) e dedicação sem promover uma verdadeira valorização dos professores como plano de cargos e salários decente, redução do número de alunos/turma, cumprimento da lei o 1/3 (levando em consideração a hora/aula como hora/relógio.
    Como acabei por escrever muito (o que não é novidade), dividirei em quatro postagens. Essa, uma sobre os pontos positivos, outra sobre os pontos negativos (de forma invertida por se tratar de um blog onde as postagens mais recentes ficam acima nas antigas) e outra especifica sobre a capacitação no IERP para a Metro I posteriormente.