quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia do Geógrafo - 29/05

Parabéns a todos os geógrafos do Brasil e do Mundo, os loucos que tentam compreender e explicar o espaço e a sociedade no frenético cotidiano; o produto, a condição e o meio da nossa sobrevivência.
Bebendo um pouco na história, na filosofia, na sociologia, de um lado e na biologia, geologia e geofísica de outro, se intrometendo aqui e ali, todos os geoeducadores e geopesquisadores ajudam a contribuir para uma vivência melhor e mais crítica no nosso humilde lar chamado terra (Geo). A todos um feliz DIA DO GEÓGRAFO!


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Geo com Pipoca: Ilha das flores - A desigualdade social.

Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. O filme foi realizado com o apoio de Kodak do Brasil, Curt-Alex Laboratórios e Álamo Estúdios de Som.

De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O próprio roteirista/diretor já afirmou em entrevista que o texto do filme é inspirado em suas leituras de Kurt Vonnegut ("Almoço de Campeões"/ "Breakfast of Champions") e nos filmes de Alain Resnais ("Meu Tio da América"/ "Mon Oncle d'Amérique"), entre outros.1
Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.
Se você não conhece a profundidade da desigualdade social, assista esse vídeo.

Geo com Pipoca: Entre Mares e Morros - A técnica na produção do espaço do Rio.

Descubra o papel da técnica na transformação do Espaço da cidade do Rio de Janeiro. O Filme realizado pela PUC-Rio destaca importantes obras arquitetônicas da cidade e trabalha a um pouco da evolução urbana da cidade maravilhosa entre morros, desmonte de morros, entre mares, aterros de mares e mangues no embate incansável entre o sociedade e o meio na (re)construção Espaço Geográfico.


Concepção e Roteiro: Ana Luiza Nobre; Direção e Fotografia: Tiago Rios; Produção: Letícia Pires; Som: Caio César Loures e Fabio Laiho; Música Original: Yuri Amorin; Montagem: Itauana Coquet e Katherine Chediak; Pesquisa: Catarina Flaksman e Yasmin Martins.

Geo com Pipoca: A Ciência dos Alimentos e o consumo de água e energia.

Documentário The History Channel / Episódio 01 - Cheeseburguer Com Batatas-Fritas
Podemos comer um hambúrguer com queijo e batatas fritas em questão de minutos, mas você já pensou no que é preciso ser feito até que ele esteja na sua mesa? 

Conheça os processos industriais de produção de alimentos. Aproveite para analisar o elevado consumo de energia e água utilizados nos processos. Para complementar, observe o quadro abaixo sobre o uso da água na produção de alimentos e, acredite, para cada hambúrguer que você come são gastos 2400 litros de água, a chamada água virtual.
A preocupação com a água, o bem mais precioso da Terra é uma necessidade urgente nesses dias onde o consumismo é o modo de vida mais difundido no planeta. A sociedade americana é a sociedade mais consumista dos dias atuais e para manter o padrão americano em todo o mundo, o planeta não suportaria um ano. Repense sobre o que você come, bebe, veste e observe se realmente você necessita consumir determinados produtos ou se a quantidade utilizada é realemnte a necessária. O Planeta Terra agradeçe.
 
_______________________________________
Tempo de Duração: 44 min
Ano de Lançamento: 2011
Áudio: Português

terça-feira, 14 de maio de 2013

Geo com Pipoca: Quem Descobriu a América? Documentário History Channel

Teriam outros exploradores descoberto a América antes de Colombo? Neste documentário são mostradas algumas possíveis evidências e recriações precisas que dão um novo ângulo aos fatos.

Prepare bastante pipoca para encarar 1h e30m em uma jornada pelo tempo para descobrir se foi realmente Cristóvão Colombo que descobriu o continente americano em 1492 ou, ainda, se realmente foram os índios os primeiros que pisaram nas terras americanas a 18 mil anos na migração da Ponte de Bering no último período glacial. Novas teorias surgem tentando provar que não apenas um mas muitos povos, de vários continentes, chegaram a visitar a América e, possivelmente, deixaram por aqui seus vestígios. Muita atenção e boa pipoca com Geografia e História.
Indiçação: Geografia: 8º ano, 2º bimestre.
Créditos: History Channel.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Poesia "Cultura Brasileira", do geoeducador Edson Borges Filadelfo, é classificada em 3º lugar no Prêmio Literário Brasil de A a Z da Litteris Editora.


Litteris Editora

CONFIRA OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS NO CONCURSO "BRASIL DE A a Z".
1º LUGAR - ANTONIO EDISON RIBEIRO DIAS - TALVEZ HAJA UM FUTURO PARA A EDUCAÇÃO - (GUARULHOS/SP)
2º LUGAR - FABIO RIBEIRO BASTOS - BRASIL DE A a Z- (RIO DE JANEIRO/RJ)
3º LUGAR - EDSON BORGES FILADELFO - CULTURA BRASILEIRA - (NOVA IGUAÇU/RJ)

CONFIRA OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS NO CONCURSO "POESIAS DO COTIDIANO".
1º LUGAR - THAÍSE MARIA DIAS - BIOGRAFIA DE UM AMOR (MONTES CLAROS - MG)
2º LUGAR - CELITA DE FÁTIMA BITTENCOURT - LAR ESTRANHO LAR (CAMPONOGARA - ITÁLIA)
3º LUGAR - ANTÔNIO MANUEL NEGREIROS - FRAGMENTOS DE UMA VIDA (MAIA PORTUGAL)
Fonte: Página Oficial da Litteris Editora no Facebook

Outra obra do Geoeducador,a poesia "Vou Sair", também foi classificada entre os prêmios de edição do concurso "Poesias do Cotidiano" e ambas devem ser publicadas ainda esse ano, o 25º ano da Editora Litteris.
www.litteris.com.br